gallery/pawel-czerwinski-674820-unsplash

Chamamos de cateterismo urinário intermitente ao procedimento de passagem de uma sonda urinária na bexiga ou no reservatório urinário, a cada 3 ou 4 horas, com o intuito de esvaziar seu conteúdo.

Esse procedimento foi introduzido na prática médica, para que os indivíduos que tivessem dificuldade para esvaziar completamente seus reservatórios urinários através da uretra, pudessem fazê-lo através da introdução de uma sonda de calibre adequado, de forma a diminuir a possibilidade de desenvolver infecções urinárias.

 

Quem são os indivíduos que podem se beneficiar da realização do cateterismo urinário intermitente?

Todos aqueles indivíduos cuja bexiga ou reservatório urinário é incapaz de eliminar completamente o seu conteúdo de forma periódica

 

Quais são as doenças que frequentemente levam à necessidade da realização do cateterismo urinário intermitente?

Crianças portadas de disfunções vesicais neurológicas

Crianças portadoras de traumas do sistema urogenital

Crianças portadoras de problemas uretrais

Crianças portadoras de Extrofia de Bexiga ou Extrofia de Cloaca

Crianças portadoras de ausência de vagina

Crianças portadoras de complicações de operações urológicas.

Crianças portadoras de alterações congênitas do ânus e da bexiga como anomalias anorretais


 

Porque é importante realizar o cateterismo urinário intermitente?

Quando a bexiga é incapaz de se esvaziar completamente no processo da micção, o cateterismo deve ser realizado para evitar o desenvolvimento de uma insuficiência dos rins. Ele evita que haja a formação de um resíduo urinário, que, habitualmente, é fonte de estase urinária e consequentemente de infecção do trato urinário.


 

Quando existe um reservatório urinário, qual o melhor acesso ao cateterismo urinário intermitente?

Quando existe um reservatório urinário (bexiga ampliada por um segmento de intestino) a sondagem urinária pode ser realizada pela uretra (quando ela é disponível) ou pelo conduto urinário, que é um segmento que comunica a pele ao reservatório urinário. Esse conduto é conhecido como conduto de Mitrofanoff e deve ser cateterizado (cateterizar significa passar uma sonda através) a cada 3 ou 4 horas para esvaziar o conduto urinário.


 

Qualquer pessoa pode realizar o cateterismo urinário?

Sim, desde que a pessoa que vai realizar o cateterismo tenha aprendido com a equipe de enfermagem as técnicas necessárias para que o procedimento seja realizado em excelentes condições técnicas e de boa higiene.


 

O conduto de cateterismo é necessariamente a única forma de cateterismo urinário?

O cateterismo urinário visa fundamentalmente preservar a função renal. Caso todos os mecanismos de micção voltem a funcionar adequadamente, a criança poderá voltar a urinar pela uretra se assim for possível. O cateterismo pode ser realizado pela uretra, ou através de um conduto construído “Ad Doc” (conforme a necessidade).


 

Quando deve ser construído o conduto de cateterismo urinário?

O conduto deve ser construído ou quando haja uma demanda da criança e da família, ou quando a opção de cateterismo pela uretra se revelar impossível ou mesmo um grande transtorno.


 

As crianças que fazem cateterismo intermitente serão obrigadas a realiza-lo pelo resto da vida?

De uma forma geral sim. O importante a ser lembrado é que o cateterismo intermitente pode ser uma forma simples e eficaz de esvaziar o reservatório urinário e dessa forma preservar a vida da criança.

Cateterismo urinário intermitente