gallery/pawel-czerwinski-674820-unsplash

    A interpretação do exame de urocultura depende de como o exame foi colhido e do tipo de doença que a criança apresenta. Se o paciente usa sonda para retirar a urina (cateterismo) ou se ele tem uma bexiga neurogênica, o exame de urocultura nem sempre traduz uma infecção e somente o médico, de preferência o urologista pediátrico, poderá interpretar o exame.

    Caso se trate de uma criança de menos de 2 meses de idade o exame deve ser colhido com uma agulha diretamente da bexiga. A punção deverá ser realizada em condições rigorosas de esterilidade. Neste caso, o crescimento de qualquer número de colônias bacterianas o exame deverá ser interpretado como traduzindo uma infecção do trato urinário.

Nas crianças com idade entre 2 meses e 4 anos, o exame deve ser colhido com uma sonda uretral em condições rigorosas de esterilidade. Neste caso deve-se considerar infecção urinária quando houver o crescimento de mais de 100.000 col/mL de uma mesma bactéria. Se houver o crescimento de mais de um tipo de germe a amostra deve ser desprezada e uma nova urina deverá ser colhida.

    Nas crianças com mais de 4 anos de idade a urina deve ser colhido em um frasco estéril, utilizando-se o jato médio, ou seja, desprezando o jato inicial. Deve-se considerar infecção urinária quando houver o crescimento de mais de 100.000 col/mL de uma mesma bactéria. Caso houver o crescimento de mais de um tipo de germe a amostra deve ser desprezada e uma nova urina deverá ser colhida.

    Assim como o exame de urina 1 a interpretação do exame de urina cultura somente deverá ser realizada pelo médico.

Exame de Urocultura