Exame de urina 1 – O exame de urina tipo 1 deve ser colhido com as melhores condições de higiene e assepsia. O ideal é que seja colhido pela manhã com a criança em jejum. Ele pode fornecer informações válidas sobre o estado de saúde da criança. Seus principais elementos são:
pH – avalia a acidez da urina. Caso o pH estiver acima de 7,0 a urina estará básica e abaixo de 7,0 a urina estará ácida. Como nós eliminamos ácidos pela urina, o pH normal deverá estar entre 5,5 e 7,0. O pH muito ácido é causado por dietas ricas em proteínas ou quando existe uma doença nos túbulos renais. Já o pH maior do que 7,0 pode indicar uma infecção urinária pois as bactérias deixam a urina mais alcalina (básica).
Densidade – A densidade deve variar entre 1005 e 1025. A urina com densidade menor do 1005 está pouco concentrada e pode significar que a capacidade de concentração do rim está comprometida. Já quando a urina estiver com a densidade maior do que 1025, ela será mais amarela e com odor forte. Pode significar que a criança está desidratada.
Hemácias - Normalmente, a quantidade de hemácias na urina é desprezível,. Os valores de referência são: menores que 3 a 5 hemácias por campo do microscópio, ou menos de 10.000 células por mL. Quantidades excessivamente maiores do que essas no resultado do exame de urina podem indicar infecções urinárias, pedras nos rins ou até doenças renais mais graves.
Leucócitos – Normalmente não deve haver leucócitos na urina pois os leucócitos traduzem uma inflamação existente no organismo. No entanto crianças que usam sonda para retirar a urina, crianças que foram operadas de mielomeningocele ou que tenham uma bexiga neurogênica podem ter leucócitos na urina sem que isso signifique uma infecção urinária.
Glicose – Normalmente não deve haver glicose na urina. Sua eventual presença pode traduzir uma doença renal ou a presença de altos níveis de glicose no sangue quando a criança tem diabetes.
Nitritos – Nossa urina tem uma grande quantidade de nitratos. Quando esses nitratos são convertidos em nitritos significa que existem bactérias conversoras que podem estar causando infecção do trato urinário.
Essas são algumas orientações interessantes para todos porém somente o médico pode julgar as alterações do exame de urina 1.