FIMOSE
A pele que recobre o pênis recebe o nome de prepúcio. O prepúcio forma parte da cobertura tanto do pênis como do clitóris. A função dessa pele é de diminuir a irritação externa e evitar a contaminação
Chamamos de FIMOSE quando a cobertura de pele impede a completa exposição da glande. É preciso, no entanto, lembrar que a completa separação entre o prepúcio e a glande só se dá em torno dos 5 ou 6 anos de idade. Assim, aquelas massagens para exposição da glande, quando realizadas antes dos cinco anos, não tem o menor sentido e não devem ser recomendadas.
Frequentemente as massagens são realizadas numa fase precoce da vida (antes dos cinco anos) e a mucosa prepucial, que não está preparada para se separar da glande, adere-se a ela novamente. O prepúcio forma então cicatrizes que vão tornando-o repleto de fibrose, e, com isso, aquela criança que não tinha nenhum problema, desenvolve o que chamamos de fimose iatrogênica (causada por nós mesmos!!!).
As mães devem realizar a limpeza do pênis sem se preocupar em expor precocemente o prepúcio, e evitar expor a glande a todo custo, precocemente.
Muitas vezes, ao realizar essas manobras de exposição da glande, ocorre a liberação do esmegma que é uma secreção amarelada própria do pênis. Esse esmegma pode se misturar com a urina, dando a impressão que a criança está eliminando pus pelo pênis. Eliminar pus pelo pênis é extremamente raro!!!!
Algumas recomendações para todas as mamães:
Lave o pênis do seu filho sem preocupar em expor a glande (a cabeça do pênis).
Não faça massagens no prepúcio do seu filho. Durante séculos as crianças foram criadas sem fazer massagens no prepúcio e a humanidade manteve assim mesmo elevado padrão reprodutivo
Caso o pênis do seu filho tenha uma secreção amarelada, não se preocupe, não se trata de pus e sim do esmegma que é a secreção que é naturalmente realizada pelo pênis.
Caso algum médico recomende a realização de massagens no pênis, NÂO DÊ OUVIDOS !!!!!!!