A criança que apresenta perdas urinárias noturnas após os cinco anos de idade, sem qualquer outro sintoma como perdas urinárias diurnas, retenção urinária, febre e dor ao urinar, apresenta o que costumamos chamar de ENURESE.
Enurese significa a perda inconsciente de urina enquanto dorme. Em geral essas perdas urinárias ocorrem mais de duas vezes por semana. Não se sabe ao certo porque as crianças perdem urina, mas sabe-se que alguns genes estão envolvidos. Filhos em que um dos pais foi enurético tem mais de 40% de chance de serem enuréticos e, filhos em que os dois pais foram enuréticos tem mais de 70% de chance de serem enuréticos. Os trabalhos mais recentes costumam observar três importantes alterações nas crianças portadoras de enurese. Uma certa hiperatividade do detrusor, que é o músculo da bexiga (bexiga hiperativa), uma secreção inadequada do hormônio antidiurético, que é um hormônio que faz com que controlemos nossa urina e urinemos mais de dia do que de noite, e finalmente uma diminuição do limiar de desencadeamento da micção, ou seja, a pessoa mesmo com uma pequena vontade de urinar já não consegue controlar e urina.
Como se trata de uma entidade em que mais de uma causa estaria envolvida, o Urologista Pediatra procura associar diferentes fármacos para o tratamento, que, portanto, deve ser personalizado e realizado por quem realmente tem experiência.